Se engana quem pensa que a utilização de coworkings é uma tendência direcionada a grandes empresas. Muito pelo contrário: ela pode ser fator financeiro decisivo para empresas pequenas e, sobretudo, para aquelas que estão entrando no mercado.
Hoje em dia, já são milhares de pequenas e médias empresas que abandonaram os altos valores de espaços tradicionais e moveram seus escritórios e espaços de reunião para as famosas salas compartilhadas. É a maneira mais moderna e inteligente de contar com um espaço próprio, profissionais e sério. Ao mesmo tempo, é como as empresas têm conseguido melhor integrar seus colaboradores e ficar por dentro do que há de mais assertivo em termos de gestão de equipe.
No Brasil, esse tipo de espaço chegou em 2007 e foi ganhando força. Nos últimos anos, o setor viveu um aumento de cerca de 200%. Hoje, já são centenas de espaços de coworking nas capitais e no interior.
De todos os municípios com mais de 150 mil habitantes, 169 deles possuem espaços de trabalho compartilhados, segundo o Censo Coworking Brasil. Neles, empresas de diferentes portes e profissionais autônomos dividem salas repletas de inovação. Além da infraestrutura compartilhada, os envolvidos podem ainda realizar projetos em conjunto, um excelente fomento à economia criativa e do compartilhamento.
O sucesso dos coworkings para empresas pequenas está relacionado à diminuição de processos burocráticos envolvidos, assim como à ausência de necessidade de investimentos em infraestrutura.
Ao colocar na ponta do lápis todos os gastos que um coworking economiza ao empreendedor, logo fica evidente por que é a melhor opção para pequenas empresas: você economiza em mobiliário, luz, água, secretária, internet, estacionamento, tecnologias e, claro, em aluguel.
No espaço compartilhado, os custos são distribuídos entre várias empresas e pessoas. Além dessa economia, você também posiciona sua equipe junto a outras mentes criativas, proporcionando a troca de conhecimento e, inclusive, fomentando a realização de parcerias e negócios no próprio espaço.
O ambiente dos coworkings é excelente para incentivar novas ideias. Sabe aquele famoso “pensar fora da caixa”? Aqui, ele é colocado em prática diariamente. Estar ao lado de outros empreendedores e de outras equipes é estimulante e motivacional. Ficou sem ideias? Basta dar uma voltinha, conversar um pouco e logo a inspiração volta.
Agora, se você for do tipo que prefere um espaço reservado e silencioso, não há motivo para preocupação. O coworking segue sendo uma excelente opção para a sua empresa, mesmo que ela seja de pequeno porte. Isso porque os espaços contam com salas privativas.
Já é comum se falar hoje em horários de trabalho flexíveis. Eles estimulam uma equipe mais feliz e, portanto, mais produtiva, e permite a todos trabalharem nos seus melhores horários. Instalar sua empresa em um escritório compartilhado é perfeito para implementar esse modelo: cada um fica responsável por seus horários e focado exclusivamente no autogerenciamento e na alta performance.
Ainda está em dúvida sobre instalar sua empresa em um coworking em 2020? Entre em contato conosco e vamos conversar!
Erro: Formulário de contato não encontrado.