Na hora de optar entre escritório, coworking ou home office, avalie fatores como economia, infraestrutura e conforto.

O trabalho em um escritório é o mais comum para a maioria das empresas. No entanto, diferentes alternativas para os ambientes de trabalho surgiram nos últimos anos. E em tempos de pandemia, a reconfiguração dos espaços de trabalho é assunto que ganhou força. Mas vamos ao que importa… Escritório, coworking ou home office: o que é melhor?

O sonho do escritório próprio

Muitos profissionais autônomos têm o desejo de colocar no cartão de visitas um endereço só seu. Embora seja, de fato, bastante profissional, um local de trabalho próprio presume uma série de ônus financeiros. É preciso se preocupar com as questões de locação, impostos, mobiliário, contratação de recepcionistas, equipamentos, materiais de escritório e mais uma vasta lista. 

Bancar tudo sozinho nem sempre é fácil. Por isso, ao não dispor de tanto orçamento, a ideia de um escritório próprio passa a ser adiada, surgindo então novas alternativas. E então coworking ou home office são formatos que primeiro vêm à cabeça.

Lar, doce lar. Será?

Inicialmente, pensar em trabalhar no aconchego de sua casa parece um tanto quanto reconfortante. Talvez você tenha vivenciado esta experiência durante o período de isolamento social. Entretanto, embora não pareça, o home office requer muito esforço. Se por um lado, é possível se livrar do trânsito e economizar combustível, por outro, é imprescindível ânimo redobrado. As distrações estão por toda a parte e são as principais responsáveis pela queda no rendimento.

Mas se você busca conforto, saiba que ele pode ser muito maior em ambientes de coworking. Cuidados com ergonomia, café quentinho, salas de descompressão e ar condicionado: precisa de mais argumentos?


Coworking para economizar sem perder produtividade

A questão econômica é a que talvez mais tem pesado na hora de escolher o ambiente de trabalho adequado. E quando é possível atrelar economia com qualidade de vida e produtividade, não há o que ponderar entre coworking ou home office. Há quem diga que este é o modelo de trabalho do futuro! Isso porque o coworking reúne uma série de atributos que o tornam hoje uma opção extremamente rentável para profissionais liberais, empreendedores e até mesmo empresas.

Ao compartilhar um espaço, podem ser deixadas de lado preocupações com aluguel, contas, contratação de planos de telefonia e internet, bem como funcionários de apoio. Tudo está incluso no pacote contratado. E nos momentos em que é necessária privacidade? Sem problemas. Há salas privativas para isso!  

Se em casa trabalhamos “isolados”, o mesmo não ocorre no coworking. Seu grande diferencial é justamente o networking! O formato de trabalho compartilhado proporciona a união de pessoas de diversas áreas, com objetivos comuns. A possibilidade de geração de negócios é infinitamente maior e pode ocorrer a qualquer momento: do “bom dia” no elevador ao cafezinho na sala de descompressão.

Avalie e compare: o alto preço do escritório próprio, a informalidade excessiva do home office e a inovação, economia e facilidade do coworking. Ainda restam dúvidas? Entre em contato!

Durante a pandemia… Estamos com os cuidados altamente redobrados! Dê uma olhadinha aqui nas medidas que tomamos.


× Fale Conosco!