Já pensou em gastar muito menos e ter um espaço para trabalho que, além de confortável e com toda a infraestrutura que você precisa, também oferece oportunidade de vivência com outras pessoas e uma extensa rede de networking?

No post de hoje, vamos passar por alguns dos principais fatos e definições de coworking, que já mostrou ser muito mais do que uma onda emergente passageira e se consolidou no meio corporativo como uma excelente opção.

Siga conosco para entender como funciona um escritório compartilhado e conhecer as razões pelas quais esse tipo de espaço tem feito tanto sucesso.

A história dos espaços compartilhados

O uso do termo “coworking” em relação a um ambiente de escritório compartilhado foi empregado ado pela primeira vez por Brad Neuberg, em 2005. Ele era um empreendedor com grandes aspirações e criou esse tipo de espaço em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

O local chamava-se “Espaço de Coworking de São Francisco” e funcionava apenas às segundas e terças-feiras, dentro do Muse Espiral, um espaço coletivo feminista localizado no distrito Mission.

Um movimento crescente

Hoje, os escritórios compartilhados são um fenômeno global, já presente na maioria das grandes cidades do mundo e com uma taxa de crescimento anual de quase 25%.

Até 2022, estima-se que haverá mais de 30.432 espaços de coworking e mais de 5,1 milhões de pessoas frequentando esses locais.

Como é o funcionamento

O conceito de coworking é a fusão da vida e trabalho de maneira sustentável, o eixo central na interseção de imóveis, tecnologia e comunidade, que ditou a forma como trabalharemos no futuro (em muitos casos, no presente).

Não é apenas sobre compartilhar infraestrutura e custos de manter um espaço de trabalho, mas sim sobre pertencer a uma comunidade com acessibilidade e sustentabilidade.

Os espaços de trabalho compartilhados são projetados para fornecer um ambiente produtivo e colaborativo para as pessoas que circulam assim, com uma rotina dinâmica e com opções extremamente flexíveis para atender às necessidades de cada negócio.

Não é algo apenas de pequenas empresas: grandes negócios com visão de futuro estão aderindo aos escritórios compartilhados por conta dos inúmeros benefícios oferecidos e também pelos relatos de maiores índices de felicidade no trabalho, com consequente aumento da produtividade.

Também são espaços que permitem diversas oportunidades de networking, o que equivale a uma comunidade de potenciais clientes, parceiros, mentores e um grupo de talentos prontamente disponíveis.

Não é incomum que os escritórios compartilhados promovam eventos relacionados aos negócios ali presentes.

A variedade de coworkings e suas tantas possibilidades é interminável. Os layouts de cada espaço são flexíveis, podendo abrigar desde uma empresa extremamente corporativa até, por exemplo, um artista independente.

São espaços extremamente bem projetados, com opções que oferecem convivência entre a comunidade ali presente ou, se o empreendedor preferir, salas privativas.

Ficou com alguma dúvida a respeito dos escritórios compartilhados? Quer conversar com a nossa equipe para entender como seria a sua atuação em um coworking? Estamos sempre disponíveis! Entre em contato conosco para descobrir como alavancar a sua vida profissional em um espaço projetado para isso!


× Fale Conosco!